Terapia online: o que você precisa saber antes de escolher um psicólogo

Com um clique ou um toque no aplicativo você pode ter acesso quase que instantâneo e de forma econômica a um psicólogo. As tecnologias atuais facilitaram muito o acesso a certos serviços que antes eram inacessíveis a muitas pessoas.


O uso da tecnologia para consultar um psicólogo online pode ser conveniente para muitas pessoas que se sentem confortáveis com o mundo web. Porém antes de fazer um login e se inscrever em algum serviço destes você deve observar alguns pontos sobre telepsicologia.


Telepsicologia é qualquer terapia psicológica fornecida por ferramentas ou dispositivos de telecomunicações. É também conhecida como terapia online, que se utiliza de diversos meios como telefone, mensagens de texto e webconferência ao vivo (separadas ou em conjunto).


Muitos pesquisadores vêm a anos tentando determinar se de fato a terapia online é tão efetiva quanto sessões presenciais com psicólogo. A resposta atualmente aceita é sim: terapia online tem eficácia comprovada assim como a terapia presencial. Mas há um ponto a se destacar: não podemos generalizar que para todas as pessoas irá funcionar da mesma forma.


Por que as pessoas procuram terapia online?

A terapia online tem muitas promessas e oferece muitos benefícios em comparação a sessões presenciais.


  • Pode ser conveniente para o paciente, pois elimina a necessidade de deslocamento e permite acesso a serviços que não estariam disponíveis em certas localidades, por exemplo. Ao passo de um clique paciente e o psicólogo online fazem sua consulta de onde estiverem.

  • Comparado à terapia presencial parece ser mais econômica, pois existem muitos serviços de psicologia online oferecendo planos e pacotes semanais ou mensais com uso ilimitado a baixo custo.

  • A comunicação online é mais confortável para muitas pessoas que um encontro presencial, especialmente para jovens adultos ou para pessoas que tenham familiaridade com tecnologia.

  • Permite acesso a um serviço muitas vezes indisponível na sua região, como por exemplo, pessoas que vivem em áreas rurais, que possuam problemas de locomoção, que estejam em isolamento por doença infectocontagiosa ou indicação médica. Nestes casos a terapia online é única solução para que tenha algum tipo de suporte.


Como escolher um psicólogo para terapia online?

Os benefícios são muitos, porém é importante salientar que psicólogos online podme não ser a melhor opção para todos ou todas situações que necessitam de auxilio profissional. Alguns pontos que você deve considerar:


  • Essa é a ferramenta certa para me ajudar? As pesquisas no campo da psicologia ainda não demonstraram que a terapia online é eficaz para todas situações. Alguns sites e portais que anunciam terapia online com psicólogo podem ser enganosas ou falsas. A pessoa que atende do outro lado pode não ser um psicólogo formado ou experiente o suficiente para prestar um serviço de qualidade.

  • O terapeuta do outro lado é um profissional psicólogo? Ser atendido por um psicólogo registrado no Conselho de Psicologia protege você. Os termos terapeuta e psicoterapeuta não são palavras ou títulos legalmente protegidos, o que significa que você pode estar sendo induzido ao erro por desconhecimento. Qualquer pessoa pode afirmar ser terapeuta e oferecer serviços que podem aparecer como terapia com psicólogo. Nem sempre é fácil saber que você está recebendo psicoterapia com base científica e com alguém que estudou e se qualificou para isto.

Todos os psicólogos e outros profissionais de saúde devem ser registrados pelos seus devidos conselhos. As leis de registro o protegem, garantindo que apenas àqueles que são treinados e qualificados para praticar recebam o devido cadastro. Todos os Conselhos Regionais de Psicologia mantém um diretório de consulta para você se certificar.

  • O site ou aplicativo utilizados são seguros? As informações que forneço permanecerão confidenciais? A psicoterapia funciona em parte porque os psicólogos garantem que os pacientes tenham um espaço privado e seguro para compartilhar histórias, pensamentos ou emoções profundamente pessoais e, por vezes, difíceis. O que acontece e é dito em um consultório de terapia fica lá, com exceção de algumas situações legais.

  • O preço da terapia é justo ou é barato demais? Desconfie de promessas de preço baixo. Pode ser atraente aquele preço que nada impede em fazer terapia, principalmente se for a primeira vez que você procura por terapia. Mas tenha em mente que o profissional do outro lado deve se dedicar a lhe ajudar da melhor forma possível, lhe prestando um serviço complexo que exige muita dedicação e horas de estudos. Não se baseie pelo preço baixo, mas sim por suas reais condições financeiras, pois seu retorno (resultados terapêuticos) será proporcional ao que você se dispôs a investir.

  • O psicólogo que escolhi para fazer terapia online passa sensação de segurança? Escolher um psicólogo para fazer terapia não é tão fácil assim e você pode experimentar muitas dúvidas. É essencial que ao escolher um psicólogo você se sinta minimamente seguro com base nas descrições e materiais que o site que oferece o serviço lhe dispõe, tais como avaliações, currículo e uma pesquisa básica no Google. Avalie se ele ou ela estão vinculados a algum serviço de qualidade e se no seu histórico profissional algum ponto faz conexão com você.


Se você ainda ficou com dúvidas fale comigo que terei o maior prazer e tirar todas suas dúvidas.


Referências:

American Psychological Association. (2019, August 27). What you need to know before choosing online therapy. http://www.apa.org/topics/online-therapy

Av. Eng. Alfredo Corrêa Daudt, 460

Boa Vista | Porto Alegre | RS

CEP 904780-280

© 2020 Londero & Zogbi Serviços de Psicologia Ltda | CNPJ 32.185.520/0001-02

  • Psicologia Facebook
  • Psicologia YouTube
  • Psicologia Instagram
psicologos porto alegre .png